POSTAGENS!

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

.
Dia Internacional da Mulher
8 de Março
.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (que era de 16 horas), equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1910, durante uma conferência na Europa, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

No ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Parabéns mulheres!

Muita Força na Luta, que o desejo de uma sociedade sem discriminações e preconceitos, tornem-se realidade, que a nossa luta possa construir a Civilização do Amor e como diz a música:

"...Irá chegar um novo dia / Um novo céu, uma nova terra, um novo mar / E, neste dia / os oprimidos, Numa só voz a liberdade irão cantar.

Na nova terra a Mulher terá direitos / Não sofrerá humilhações nem preconceitos/ O seu trabalho todos vão valorizar / Das decisões ela irá participar..."

Abraços e Força na Luta!

3 comentários:

  1. Parabéns mulheres por esse dia tão importante. Que a lembrança dessas heroínas sirva de incentivo para que a luta continue até que todos e todas sejamos livres e iguais.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Henrique!
    Agradeço em nome de todas mulheres
    seria bom se todos os homens pensassem como vc.

    Bjo querido!
    Taís

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Pejoteiro,tenho certeza que um dia isso se tornará realidade,Paz e Bem

    ResponderExcluir

Pesquisa personalizada